domingo, 26 de junho de 2011

Dúvidas de português

Olha, o Thammy é amor, o Thammy é sedução, o Thammy é conhecimento.

Eu estou aqui terminando de escrever a minha monografia, que deve ser entregue na terça (terror e pânico) e agora vivo me deparando com dúvidas de português e consultando dicionários online diversos.
Não é vergonha pra ninguém consultar dicionários e gramáticas, vergonha é escrever errado.

De qualquer forma, eu sempre soube que "personagem", embora seja frequentemente usado como substantivo masculino, é um substantivo feminino. Então escrevi que "Fulano não é uma personagem importante na história política norte-americana". Mas decidi investigar para ter certeza de que poderia defender a construção da frase caso fosse necessário.

Descobri que personagem pode ser usado no masculino.



Fiquei abalada.
Não se pode ter certeza de mais nada nessa vida.



A palavra "personagem" foi consultada 1330 vezes no http://www.priberam.pt/dlpo/default.aspx?pal=personagem no dia 1º de março de 2011 =(

7 comentários:

  1. Olha, eu sempre escrevi o personagem, nunca nem pensei sobre o assunto. Confesso que fiquei aliviada em saber que na minha ignorância eu estava certa. Porque olha, eu ia desmaiar de vergonha bem aqui.
    Beijos, Cris

    ResponderExcluir
  2. Mais um aprova de que não se pode mais ter certeza de nada nessa vida:
    sabe aquele ditato "rapadura é doce, mas não é mole não"?
    Acabei de comer uma rapadura mole.

    O dia hoje tá muito difícil.

    ResponderExcluir
  3. É, mas provavelmente as pessoas checaram para ver se não era perçonagem.

    ResponderExcluir
  4. Eu também achava que personagem era feminino, mas consultando o VOLP (Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa), descobri que compreende os dois gêneros.

    Se alguém tiver dúvida sobre a grafia das palavras, busque no http://www.academia.org.br/abl/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=23, que é o catálogo oficial dos vocábulos brasileiros.

    ResponderExcluir
  5. Vocês são as CDFS mais lindas do meu coração.

    ResponderExcluir