sábado, 16 de outubro de 2010

culinária intuitiva.

Fazem dois meses que eu estou morando com meu namorado numa casinha fofa no Santa Tereza e, nesse ínterim, diversas peripécias e aventuras de uma dona de casa de primeira viagem já aconteceram: desde a luta contra as baratas às consultas de emergência ao Google para aprender a tirar o excesso de sal da carne de panela (é só colocar uma colher de fermento em pó), entre outros.

A questão é que hoje eu resolvi fazer cookies. Achei fofo e engraçadinho (já que o nosso cãozinho se chama Cookie), quis aproveitar que o Gabriel trabalha até tarde pra fazer um agrado. A Marcelinha é a rainha dos docinhos feitos em casa e já tinha me passado uma receita que ela faz de cabeça. Procurei algumas receitas na internet e hoje, quando estava no supermercado, liguei pra ela pra conferir alguns ingredientes que faltavam. Tudo parecia simples demais. Ela dizia 100g de açúcar mascavo, mais 100g de açúcar normal, 200g de farinha... Eu disse que a cozinha ia ser na intuição já que eu não sou uma dessas donas do lar que têm balança do Vigilantes do Peso em casa, que ia contar que cada xícara cabem 100g e pronto.

E não é que tudo deu errado?

O que era pra ser uma fornada de biscoitos crocantes e quentinhos virou um bolo mole. Acontece que a Marcela foi enfática no quesito distância entre os cookies na fôrma e eu não dei tanta atenção. Aconteceu também que ela disse pra eu colocar duas colheres de chá de essência de amêndoa e eu pus duas de sopa (e mais um pouquinho) e a casa inteira tá fedendo à essência. Ah, e eu usei xícaras de tamanhos diferentes pra medir os açúcares e a farinha.


Por mais um pouco tudo ia dar mais errado ainda, eu tava esperando o bolo-cookie ficar sequinho e crocante antes de tirá-lo do forno, mas na ligação de emergência à Mx à uma da manhã ela me disse que você tem que tirar do forno enquanto o bolo ainda está mole e esperar esfriar, senão fica igual àquele bombom da Garoto que quebra os dentes e que sempre ficava por último na caixa. Tudo bem, tudo bem. Verdade seja dita: eu mereci o desastre. Pelo menos o meu Cookie continua bonitinho. Um beijos.


ps: Queimei meu dedo!

2 comentários:

  1. Lídia, isso foi mais desastroso do que quando eu mandei o Fábio tomar 3 gotas de Rivotril. Eu nõ vou nem começar a falar aqui o tanto de coisa que você fez errada. Em vez disso, eu vou mandar você dar uma passadinha aqui em casa pra vocêaprender um pouco sobre INTUIÇÃO DENTRO DE UMA COZINHA.

    Pelo menos o bolo de cookie ficou gostoso?

    :*

    ResponderExcluir
  2. agora vc ja sabe fazer brownie. enjoy!!

    ResponderExcluir