quarta-feira, 4 de maio de 2011

Entrevista de emprego.

Ontem foi o dia de procurar emprego. Na verdade, de distribuir uns currículos aqui e acolá. Fui acompanhada do meu roommate lindo que ia me dando as dicas de onde deixar, lojas legais e tal. Juro que nunca tinha feito isso na vida, sempre descolei meus bicos com indicação ou na brodagem, mas tudo bem. Daí hoje já tive uma entrevista inesperada e agora que cheguei em casa resolvi dar uma olhadinha nesses sites de dicas de "como se preparar para uma entrevista de emprego" pra ver o que eu fiz de errado.

Aqui vai a listinha top 10 de dicas e como eu me portei a respeito:

· Informe-se: Mesmo que o anúncio da vaga responda a tudo que você gostaria de saber, pesquise mais sobre a organização que está contratando. - Olhei no Facebook - check!

· Currículo: Revise e reveja seu currículo, tenha uma cópia dele consigo no momento da entrevista. - Não levei uma cópia e ainda percebi que tinha umas correções daquelas do Word de todo tamanho - ops!

· Evite emergências: Na véspera, durma bem e se alimente de forma segura ;-). - Dormi tarde, desliguei o despertador e levantei atrasada, não deu tempo de comer e fui engolindo um pão e um Yakult - ops!

· Chegue a tempo -Evite atrasos. Cheguei dez minutos antes - check! Saí correndo porque fiquei com dor de barriga e demorei um pouco - ops! A gerente atrasou. Saldo final: check!

· Polidez: Seja educado e civilizado, tanto na sala de espera quanto na entrevista. Não masque chiclete, não fique olhando para o relógio, desligue o celular. Evite fumar, e não abuse do cafezinho. - Sem cigarros, sem cafezinhos, sem chiclete + piadinhas fofinhas - check!

· Fair play: Nunca fale mal de sua antiga empresa, empregadores, fornecedores ou cliente - Muito antes e pelo contrário: check!

· Traje: Use o bom senso na hora de escolher a roupa, e separe-a e revise-a já na véspera. Mostre que você se dedicou para escolher uma roupa adequada a um ambiente profissional e à imagem da organização. Mas não exagere! - Escolhi correndo e acabei indo com um vestido sem botão, coloquei rapidamente um cinto em cima pra disfarçar. Fui parecendo uma maluca, mas a gerente era cool, então... check!

· Pratique e treine Obtenha ou prepare uma lista de perguntas típicas de entrevistas de emprego, e convide alguém de sua confiança para praticar a lista várias vezes. Se possível, grave e depois ouça. - HAHAHAHAHAHA - ops!

· Antecipe o mais difícil: Planeje boas respostas (mas sempre totalmente sinceras) para perguntas potencialmente difíceis, comos a lista de seus pontos fortes e fracos, ou a razão pela qual você deixou seu último emprego. - HAHAHAHAHAHA - ops!

· Saiba o que perguntar. Tenha boas perguntas preparadas. Se o seu entrevistador abrir espaço para que você faça perguntas, e você não tiver nenhuma, isto pode passar uma imagem de desinteresse ou de desatenção. - Eu perguntei sobre... o sapato que eu deveria usar. Check?

Resultado final: swing e simpatia compensam os errinhos aleatórios, começo a treinar amanhã! Cheers!

2 comentários:

  1. Muito bom... Me fez engasgar de tanto rir.
    Mas, então, conseguiu? Apesar dos pequenos ups?

    ResponderExcluir
  2. Consegui! Começo o treinamento amanhã! :)

    ResponderExcluir